CONTEXTO

A ideia do projeto ProBM 2 vem do facto de que a cada ano, mais e mais empresas são estabelecidas, mas menos de 40% destas sobrevivem nos primeiros 5 anos. O principal problema é que muitos futuros empreendedores não valorizam a importância dos modelos de negócios e parecem não prestar atenção suficiente a esse estágio na criação da empresa.

Os mercados europeu e mundial têm sofrido nos últimos anos mudanças significativas e repentinas devido a diferentes processos, como por exemplo, a globalização, a integração europeia, o desenvolvimento de TIC e a crise económica global. Todos estes elementos impõem às empresas a mudança das suas estratégias e modelos de negócios, a fim de combater os desafios impostos pela concorrência global. Essa mudança  torna-se ainda mais necessária para pequenas e médias empresas, porque estão mais expostas à perda de competitividade decorrente de mudanças no mercado. As interações entre empresas e outros intervenientes do mercado são consideradas fatores-chave no desenvolvimento de negócios bem-sucedidos (Mele, Russo-Spena & Colurcio, 2010) e, para destacar esses elementos, um modelo claro é crucial para definir uma estratégia correta.

O projeto ProBM 2 é uma continuação do projeto ProBM “Entendendo e desenvolvendo modelos de negócios” (ERASMUS +), no qual os parceiros desenvolveram um compêndio simples e útil de modelos de negócios para os empreendedores atuais ou futuros.

Este compêndio é, então, uma excelente base para a preparação de uma oferta educacional na forma de um programa de formação (on-line e off-line) para formadores de adultos e entidades formadoras, que pode ser usado para ensinar empreendedores e outros adultos interessados em obter ou ampliar conhecimentos e habilidades na área de modelos de negócios.


 OBJETIVOS:

O principal objetivo do projeto ProBM 2 é aumentar as competências e o conhecimento de formadores de adultos e entidades formadoras no ensino de modelos de negócios. O conhecimento e as competências adquiridas contribuirão diretamente para o projeto e irão contribuir para o planeamento e uso de um bom modelo de negócios pelos beneficiários (adultos que desejam criar um negócio ou já tenham um negócio), aplicado de forma prática nas suas empresas presentes ou futuras.


  PARTICIPANTES

O grupo alvo inclui formadores de adultos e entidades formadoras dispostas a ensinar modelos de negócios como um dos elementos do empreendedorismo, futuros empreendedores e outros adultos (como beneficiários), que desejam ampliar seus conhecimentos e competências nos modelos de negócios .